5º dia da Oficina – Planejamento das próximas ações do PCSS-Lusófonos

O 5º dia da Oficina de Articulação foi dedicado à discussão e planejamento interno das próximas ações do PCSS-Lusófonos.

Ao longo do dia, foram apresentadas as propostas de ferramentas de comunicação (blog, Twitter e Facebook). A moderação das ferramentas virtuais fica a cargo da Campanha brasileira, coordenadora do PCSS-Lusófonos. Para a publicação de conteúdos no blog, todos os participantes serão estimulados a elaborar textos e temáticas de discussão, conteúdos os quais serão postados no blog pela equipe do PCSS-Lusófonos. É fundamental que todos os participantes do Programa se envolvam e contribuam para a animação dessas ferramentas.

Em relação às visitas aos países, que devem ocorrer no 2º semestre de 2011, foi discutido e acordado que estas visitas devem ser planejadas para que tragam força e impacto político positivo para as redes nacionais.

A Oficina de Planos Locais será realizada em São Paulo-Brasil, à princípio em Novembro/2011. O PCSS-Lusófonos subsidiará a vinda de dois representantes de cada uma das redes nacionais, que passarão 30 dias corridos em São Paulo discutindo seus contextos locais, trabalhando na revisão e na elaboração de estratégias de articulação e mobilização da rede, além das estratégias de incidência nas políticas de educação de cada um dos países do programa. Os Planos Locais serão Instrumentos que orientam as ações a serem realizadas no âmbito do PCSS-Lusófonos e que seja um mecanismo de monitoramento da experiência na rede. Os planos locais não devem ser um novo projeto da coalizão, mais bem algo que aglutinem atividades que já estão em andamento.

O perfil dos participantes foi discutido, sendo necessário deixar claro aos representantes que estavam na Oficina que é importante virem pessoas que tenham comprometimento e condições de ajudar as redes nacionais a implementarem seus Planos de Ação. A Oficina de Planos Locais, por mais que tenha inerente a si um caráter de formação de atores sociais, é uma atividade para ativistas que já estão engajados nos movimentos nacionais e que tem experiência no trabalho a ser desenvolvido. As visitas de campo aos países também servirá para que a equipe do PCSS-Lusófonos conheça os atores locais e possa discutir com as redes nacionais quem seriam os melhores representantes para vir participar da Oficina de Planos Locais.

 

Por Maitê Gauto

Anúncios

Publicado em 14/05/2011, em Oficina (maio 2011). Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: