No Brasil, Twitter e Facebook são ferramentas em forte mobilização digital para pressionar Congresso Nacional

Imagem

Criado e coordenado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o Movimento “PNE Pra Valer!” é uma mobilização da sociedade civil que, por meio de ações organizadas por diversas pessoas, instituições, redes e movimentos, vêm se dedicando a analisar a proposta do Projeto de Lei 8035/2010, que trata do novo Plano Nacional de Educação (PNE). O objetivo é contribuir para que o Plano reflita as deliberações da Conae (Conferência Nacional de Educação), os anseios e as necessidades da educação pública brasileira, e que seja resultado de um amplo trabalho coletivo e colaborativo entre os diversos atores que fazem a educação no Brasil.

Uma série de ações já foi realizada pela sociedade civil no acompanhamento e monitoramento do processo legislativo de tramitação do PL 8035/2010, como a divulgação de Posicionamentos Públicos demandando que o Ministério da Educação (MEC) encaminhasse a sua proposta para o Congresso Nacional, a elaboração de um consistente “Caderno de Emendas” à proposta do MEC, a elaboração e divulgação da Nota Técnica “Por que 7% do PIB para a educação é pouco? Cálculo dos investimentos adicionais necessários para o novo PNE garantir um padrão mínimo de qualidade”, um importante subsídio da sociedade civil para a discussão do financiamento público da educação, entre outra centena de ações espalhadas por todo o país.

O momento vivido agora pelo Movimento “PNE pra Valer!” no Brasil é a pressão sobre o Congresso Nacional brasileiro, que deve apresentar o seu relatório sobre o PL 8035/2010, encaminhado à Câmara dos Deputados pelo Ministério da Educação no final de 2010. Para dirimir a estratégia governamental de adiar sucessivamente a apresentação do relatório da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação, o Movimento “PNE pra Valer!” organizou e está mobilizando um “tuitaço”, onde centenas de ativistas da educação estão enviando mensagens via Twitter e Facebook  a todos os parlamentares envolvidos na discussão do PNE, exigindo a imediata apresentação do relatório, permitindo ainda o debate da sociedade sobre o relatório, antes de uma aprovação “a toque de caixa” pelos parlamentares antes do final de 2011. O “tuitaço” vai de 28/11 a 01/12, com as expressões #CadêPNE? e #PNEpraVALER!”. Mensagens dizendo “Caro/a deputado/a o Brasil não pode esperar! #CadêPNE? #PNEpraVALER! #CAQiJá! #10porCentoDoPIBjá!” estão sendo enviadas a cerca de 90 deputados e deputadas participantes da Comissão Especial.

Além do “tuitaço”, o Movimento “PNE pra Valer!” está realizando um “arrastão” nos gabinetes da Câmara dos Deputados.

Maiores informações sobre o movimento “PNE Pra Valer!” podem ser encontradas em:

Site do “PNE pra Valer !”

http://pnepravaler.org.br/

Facebook

http://www.facebook.com/events/267239983324231/

Twitter

@pnepravaler

Anúncios

Publicado em 30/11/2011, em Brasil. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: