Tomadores de decisão e membros das comunidades chamados a cometer-se com a causa da alfabetização da Mulher

Maputo, 28 de Março de 2011– A Associação PROGRESSO no âmbito do projecto FELITAMO, financiado pela União Europeia e implementado pela dvv international, realizou no passado dia 08 de Março do ano em curso, na Aldeia de Namaua, Distrito de Mueda, Provínica de Cabo Delgado, uma acção de advocacia sob lema “ Alfabetizar a mulher é educar uma sociedade”.

A acção tinha como objectivo sensibilizar os tomadores de decisão na área da alfabetização á nível local, líderes comunitários, autoridades locais, homens, mulheres e a comunidade no geral sobre a importância da Alfabetização e a necessidade de um maior envolvimento destes nas actividades de alfabetização com enfoque na mulher nos Distritos de Muidumbe, Nangade e Mueda.

Perante este chamamento, os líderes comunitários de Ntamba em Nangade, Matambalale e Namakande em Muidumbe, assumiram o compromisso de trabalhar nas respectivas comunidades para que o movimento de alfabetização seja dinamizado, através de uma campanha de registo de todas as pessoas que não sabem escrever e ler, tanto na sua língua materna assim como em Português.

Várias alfabetizandas dos distritos de Mueda, Muidumbe e Nangade, participaram no concurso de escrita e leitura em Shimakonde, como forma de exortar as outras mulheres a vencerem o complexo de inferioridade.

Para além do concurso de escrita e leitura, foram realizadas diversas actividades de caracter cultural que transmitiram mensagens sobre a importância de alfabetização de jovens e adultos, com enfoque para a mulher.

O evento mobilizou cerca de mil pessoas provenientes dos distritos de Mueda, Nangade e Muidumbe com destaque para os directores, técnicos da Alfabetização e Educação de Adultos dos Serviços Distritais Educação Juventude e Técnologia, líderes comunitários, alfabetizadores, supervisores, alfabetizandos e representantes dos foruns comunitários.

De referir que esta actividade foi co-financiada pela Open Society Initiative of Southern Africa OSISA.

Publicado por: DVV International

Anúncios

Publicado em 28/03/2012, em Moçambique e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: