Campanha promove painel sobre cooperação lusófona em educação em fórum na África

Começa nesta terça-feira 22/5 e vai até quinta-feira 24/5, na Cidade do Cabo, África do Sul, o OpenForum 2012, com o tema “Dinheiro, poder e sexo: o paradoxo do crescimento desigual”. Organizado pelas quatro fundações da Open Society na África, o evento reúne ativistas, acadêmicos, artistas, empresários e políticos para formar um olhar crítico sobre os fatores que impulsionam mudanças no continente africano e na forma como eles influenciam a democracia, o desenvolvimento humano, os direitos e as agendas de governança na próxima década. Em particular, o OpenForum  discutirá o papel do Brasil, da China e da Índia como os motores do crescimento econômico no continente e também como atores cada vez mais importantes nos assuntos políticos e sociais dos países africanos.

Na quarta-feira 23/2, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação (Brasil) promove um painel sobre cooperação entre Brasil e África para o desenvolvimento educacional, apresentando o caso do PCSS (Programa de Cooperação Sul-Sul) entre Países Lusófonos, desenvolvido pela Campanha em parceria com o Programa de Educação da OSF (Open Society Foundations). O painel vai discutir como a privatização e a financeirização do setor da educação, fenômenos em curso em todo o mundo, podem alcançar ou já estão afetando o bloco de países de língua portuguesa, especialmente na África. Também serão debatidos os limites e desafios da incidência da sociedade civil no desenvolvimento educacional dos países de língua Portuguesa e sua organização como um bloco no contexto global.

Participam da mesa como expositores o secretário executivo da Rede de Educação Para Todos de Guiné-Bissau, Vençã Mendes, o presidente da Rede Angolana de Educação para Todos, Vitor Barbosa, a pró-reitora de ensino de graduação da Unilab (Universidade de Integração Internacional de Lusofonia Afro-Brasileira), Jacqueline Freire, a dirigente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (Brasil), Cleuza Repulho, e Iracema Nascimento, coordenadora executiva da Campanha. Veja a programação do painel.

Logo após o OpenForum, a Campanha coordenará uma reunião do Programa na Cidade do Cabo, na sexta e no sábado, dias 25 e 26/5. Participam da reunião dois representantes das redes pelo direito à educação de cada um dos seis países envolvidos no Programa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Veja a lista de participantes e a programação da reunião.

Sobre o Programa – O PCSS-Lusófonos (Programa de Cooperação Sul-Sul com Países Lusófonos) é uma iniciativa da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (Brasil) em parceria com a OSF (Open Society Foundations), com objetivo de fortalecer a atuação da sociedade civil dos países lusófonos na incidência política em defesa do direito à educação. Participam do PCCS-Lusófonos representações de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. 

Atendimento à Imprensa

No Brasil – Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Jéssica Moreira – Comunicação

Telefone/fax: +5511 3159-1243

Telemóvil: +5511 8793-7711

E-mail: jessica@campanhaeducacao.org.br

Anúncios

Publicado em 22/05/2012, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: