Clipping de dezembro de 2012 a 8 de janeiro de 2013

Veja o clipping das principais notícias do mundo lusófono.

OPORTUNIDADE :: Edital de seleção para posto da Save the Children em Moçambique (Girls’ Education Project Director)

Diretor de Projetos – Girls’ Education Challenge project

Edital disponível em: http://www.savethechildren.net/jobs/job-details/189 – envio de candidatura até 15 de janeiro de 2013.

ENCONTRO :: Conferência Européia sobre Estudos Africanos

Até o dia 16 de janeiro estão abertas as inscrições para a apresentação de artigos na Conferência Européia sobre Estudos Africanos, que acontecerá em Lisboa entre 27 e 29 de junho de 2013. Maiores informações no site: 5th European Conference on African Studies – African dynamics in a multipolar world – http://cea.iscte.pt/ecas2013/index.shtml

ÁFRICA 21 :: Lusofonia não pode “sufocar culturas dos povos”, diz Joaquim Chissano
08 de janeiro de 2013
A lusofonia é “uma utopia útil”, que assenta numa língua comum, mas não pode “sufocar as culturas dos povos” dos países que a partilham, afirmou, na capital portuguesa, o ex-presidente moçambicano Joaquim Chissano.

ONU BRASIL :: UNICEF promove concurso infantojuvenil de vídeo sobre crianças com deficiência
4 de janeiro de 2013
O Fundo para a Infância das Nações Unidas (UNICEF) promove, globalmente,  um concurso de vídeo para pessoas de até 25 anos de idade. O concurso Tem a ver com habilidade! tem o mesmo tema do relatório do UNICEF Situação Mundial da Infância 2013: crianças com deficiência.
Crianças, adolescentes e jovens interessados em participar do concurso devem enviar para a sede do UNICEF em Nova York, até o dia 15 de janeiro de 2013, um vídeo relacionado às deficiências, seja expressando uma experiência pessoal ou comentando sobre os direitos das pessoas com deficiência e os desafios que elas enfrentam. Todos os vídeos devem ter um minuto de duração.

ONU BRASIL :: Ban Ki-moon nomeia ex-Presidente do Timor-Leste como representante na Guiné-Bissau
2 de janeiro de 2013
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, nomeou o ex-presidente do Timor-Leste, José Ramos-Horta, como seu novo Representante Especial em Guiné-Bissau e Chefe do Escritório Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz no país (UNIOGBIS). Ramos-Horta irá substituir Joseph Mutaboba, de Ruanda, que finaliza sua missão no próximo dia 31 de janeiro de 2013.

ONU BRASIL :: Missão de paz da ONU encerra operações no Timor-Leste

2 de janeiro de 2013
A Missão Integrada das Nações Unidas no Timor-Leste (UNMIT) encerrou na última segunda-feira (31) suas operações no Timor-Leste, em linha com o término de seu mandato e em meio a progressos significativos no estabelecimento da paz e da segurança no país.

ONU BRASIL :: 126 países ratificaram Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
18 de dezembro de 2012
Até o momento, 126 países ratificaram o documento e 155 são signatários. Em relação ao Protocolo Opcional, são 76 ratificações e 90 signatários.
– Link para o relatório da quinta sessão da Conferência dos Estados Partes da CRPD: http://www.un.org/disabilities/documents/COP/crpd_csp_2012_2.doc [em inglês]
– Mapa dos países que assinaram e ratificaram a CDPD: http://www.un.org/disabilities/documents/maps/enablemap.jpg [em inglês]

REVISTA EDUCAÇÃO :: Educação: 2012 foi bom, mas 2013 precisa ser melhor!
19 de dezembro de 2012
Blog – Daniel Cara. Revista Educação : Diante das inegáveis conquistas de 2012, 2013 deve ser o ano da construção de um projeto democrático e republicano de educação pública.

ESTADÃO :: Assembleia legislativa de SP aprova projeto de lei que prevê utilização livre de recursos educacionais
20 de dezembro de 2012
Com a aprovação da Assembléia Legislativa, materiais didáticos de escolas do Estado, por exemplo, devem ser colocados na internet

ÁFRICA 21 :: A nova oportunidade do português
20 de novembro de 2012
É falada por mais de duzentos milhões, é língua oficial em oito países, é a sexta do mundo com mais falantes, a primeira no hemisfério sul e a quarta mais usada na internet. Se Portugal foi há séculos atrás responsável pela sua expansão, hoje é o Brasil que mais contribui para a sua afirmação.

Agência Brasil :: Pesquisadores brasileiros terão casa de apoio em Moçambique

16 de dezembro de 2012

Para intensificar a cooperação entre Brasil e Moçambique, uma parceria vai permitir a criação, na província de Niassa, no Norte do país africano, da Casa do Pesquisador Brasileiro em Moçambique. A informação é do professor Rodrigo Medeiros, que coordena o curso de mestrado em práticas em desenvolvimento sustentável da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Anúncios

Publicado em 09/01/2013, em Clipping. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: