12 mil crianças sem aulas em Moçambique

12 mil crianças sem aulas em Moçambique

Chuvas impedem aulas e distribuição de materiais na província de Sofala

 

Fortes chuvas em Moçambique causaram enchentes e comprometeram as aulas. Pelo menos nove escolas em vários pontos da província de Sofala foram diretamente afetas pelas chuvas, com destruição parcial ou total das salas de aula. No momento, mais de 12 mil estudantes da primeira à sétima série estão sem aulas na província.

As cheias e destruição de várias infraestruturas e vias de acesso afetam diretamente o direito à educação. No distrito de Búzi, cerca de 1120 alunos da Escola de Amparo ainda não receberam os livros escolares para o ano letivo devido os cortes de comunicação provocados pelas chuvas.

Desastres dessa ordem desnudam uma situação comum em todo o mundo; “O que está em jogo é o país ter políticas públicas de precaução, que garantam a continuidade do direito à educação das crianças em quaisquer circunstâncias, inclusive nas emergências”, afirma Iracema do Nascimento, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

A informação é de Idite Joaquim, do Movimento de Educação para Todos de Moçambique (MEPT), rede participantes do Programa de Cooperação Sul-Sul entra Países Lusófonos e refere-se somente a uma das doze províncias existentes do país: “Isso deve ser discutido e até que ponto essas políticas (de prevenção à desastres e de garantia de funcionamento das escolas) são efetivamente implementadas. Moçambique tem boas políticas públicas mas, da teoria à prática, há uma longa distância”.

Anúncios

Publicado em 24/01/2013, em Moçambique. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: